Vantagens e Benefícios da Neutralização de Carbono Para a Sua Empresa

Com a Neutralização de carbono é possível reduzir ou neutralizar o impacto dos GEE (Gases do Efeito Estufa) causados pela sua empresa.

Mas o que são GEE?

São gases que absorvem o calor emitido pela superfície terrestre, impedindo que o calor vá para o espaço e assim, a Terra se mantém aquecida. Um dos principais GEE estufa é o gás carbônico (CO2), por isso o nome “neutralização de carbono”.

O efeito estufa é um fenômeno natural responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário para a vida terrestre como conhecemos, porém, a intensa atividade industrial humana vem intensificando esse fenômeno e gerando grandes consequências para o meio ambiente como um todo.

Ao neutralizar o carbono, ajudamos a diminuir o impacto causado por um evento, transporte ou por uma indústria. Esse processo é feito através da compensação da quantidade de dióxido de carbono (CO2) que foi produzida e uma das maneiras que se pode realizar essa ação é com o plantio de árvores nativas, pois uma muda de vegetação pode absorver cerca de 22 kg de CO2 por ano.

Por conta de uma crescente preocupação da população em relação ao cuidado com o meio ambiente, a indústria e a economia vêm passando por mudanças para se adaptar a essa nova linha de pensamento.

Um exemplo aqui no estado de Santa Catarina é a Lei no 14.829, de 11 de agosto de 2009, que torna obrigatória a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) pelos promotores de eventos realizados em praças e parques públicos. Estão inclusos: shows, práticas desportivas, concertos, exposições e eventos do gênero, envolvendo circulação de pessoas. Possibilitando um evento sustentável através da neutralização da emissão de dióxido de carbono (CO2).

Com isso, as empresas que optarem por aderir a neutralização de GEE, acabam tendo uma participação essencial no desenvolvimento econômico do país, como, por exemplo, viabilizam economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono; fazem com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuindo para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação das florestas; educam, conscientizam e sensibilizam o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; melhoraram a imagem da empresa com seus stakeholders.