Home » Clientes e Cases - IMPSA WIND – Fonte limpas de energia

CASE

IMPSA WIND – Fonte limpas de energia

Saiba mais sobre o projeto

O Brasil que hoje supre aproximadamente 89% da sua demanda de energia elétrica com a exploração de fontes renováveis , principalmente a partir de usinas hidrelétricas, é considerado de vanguarda na ampliação do uso das chamadas “fontes limpas de energia”.

Presente em importantes momentos, a AMBIENS acompanha o avanço do processo de diversificação da matriz energética brasileira, a qual vem contando com crescentes investimentos na exploração da energia eólica, considerada uma das mais sustentáveis do planeta. A empresa desenvolve trabalhos que estão contribuindo com a geração 222 megawatts de energia limpa em território catarinense, suficientes para iluminar um município de 800.000 habitantes.

As Centrais Eólicas de Bom Jardim da Serra e de Água Doce reúnem 148 aerogeradores e pertencem ao setor de produção de energia elétrica da IMPSA WIND, uma empresa multinacional com vultosos investimentos no Brasil.

Neste projeto e ao longo dos anos de 2010 e 2011 a AMBIENS acompanhou as obras de implantação de 10 parques eólicos, suas subestações e linhas de transmissões, localizados nos municípios de Bom Jardim da Serra, Água Doce, Ponte Serrada e Vargem Bonita, propondo medidas e elaborando programas ambientais com o objetivo de evitar, minimizar, mitigar ou compensar, de acordo com as suas naturezas, os potenciais impactos ambientais negativos relacionados a esta fase dos empreendimentos.

Para garantir o êxito do controle ambiental nestas centrais eólicas, também na fase de operação iniciada em janeiro de 2012, a AMBIENS continua prestando serviços para a IMPSA, executando Planos de Gerenciamento Ambiental que contemplam uma série de programas condicionados pela FATMA - órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina, destinados à preservação do meio ambiente, em especial, o de monitoramento dos ruídos produzidos pelas turbinas eólicas e o de monitoramento da fauna local, cujo objetivo é registrar e estudar o comportamento de aves, anfíbios, répteis e mamíferos terrestres e voadores nativos das áreas utilizadas pelos parques eólicos.
 

Dado do Ministério das Minas e Energia, retirado do BEN – Balanço Energético Nacional 2012. Disponível em: https://ben.epe.gov.br/.

 

IMPSA - Cases - Ambiens Consultoria   IMPSA - Cases - Ambiens Consultoria
     
IMPSA - Cases - Ambiens Consultoria   IMPSA - Cases - Ambiens Consultoria