Home » Clientes e Cases - Jurerê Internacional – Recuperação e Preservação da Praia

CASE

Jurerê Internacional – Recuperação e Preservação da Praia

Saiba mais sobre o projeto

A praia de Jurerê Internacional é conhecida mundialmente como um destino turístico e de lazer devido a sua infraestrutura planejada, belezas naturais e grande movimento de turistas no verão. Todavia existe um fator muito importante para manutenção deste espaço tão valorizado por moradores e turistas que é o cuidado com as áreas naturais para preservar o habitat de animais, proteger a faixa de praia e garantir a beleza cênica.

Com o objetivo de manutenção destas áreas naturais houve a necessidade de implantação de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, iniciado no ano de 2007.
O PRAD de Jurerê Internacional é um projeto que visa à recuperação e manutenção da vegetação típica de restinga da praia de Jurerê Internacional, aliada ao melhoramento de uso e acesso à praia.

Esse é um projeto realizado pela empresa Habitasul Empreendimentos Imobiliários, tendo como responsável técnico a empresa Ambiens Consultoria e Projetos Ambientais, sempre visando a melhoria e manutenção da qualidade ambiental da praia de Jurerê Internacional, resguardando sua beleza cênica natural que tanto agrega valor cultural e turístico para essa praia.
Após 5 anos de execução do projeto, a faixa de vegetação do PRAD apresentou uma porcentagem de cobertura vegetal semelhante à de áreas preservadas, alcançando mais de 90% de cobertura vegetal, e com mais de 70 espécies nativas de restinga. Esse grande sucesso resultou de um trabalho contínuo de acompanhamento do projeto e manutenção da área, com constante remoção de espécies exóticas e plantio de espécies nativas.

Algumas referencias do projeto:

  • Recuperação de mais de 70.000 m² de área de dunas frontais;
  • Mais de 170 vistorias realizadas;
  • Envolveram-se 5 profissionais Biólogos e 5 estagiários;
  • Empresa especializada em jardinagem para manutenção constante da área;
  • Foram registradas mais de 7.500 fotos;
  • Retirada de aproximadamente 20 tipos de espécies exóticas;
  • Transplante de mais de 6.600 mudas de espécies nativas;
  • Coleta e lanço de mais de 60.000 sementes;
  • Plantio de 800 mudas nativas;
  • Isolamento da área de recuperação ambiental com 1.700 mourões de eucalipto tratados, ligados por 4.200 metros de isolamento linear ao longo de toda área do PRAD;
  • Instalação de 154 placas educativas;
  • Implantação de 19 passarelas ambientais modulares para ordenamento do acesso à praia;
  • Instalação de 130 lixeiras na faixa de areia e 50 lixeiras junto ao passeio dos namorados, além de 28 lixeiras segregadoras.

O PRAD de Jurerê Internacional é um dos projetos de recuperação mais expressivo em áreas urbanas no Brasil, não só devido à sua grande extensão, mas também por ter conseguido aliar a manutenção da beleza cênica e natural da praia de Jurerê com o ordenamento de acesso e utilização dessa praia. Sua execução foi autorizada e é acompanhada pelos órgãos ambientais competentes, que reconhecem esse sucesso de desenvolvimento do projeto.

 

Jurerê Internacional - Cases - Ambiens Consultoria   Jurerê Internacional - Cases - Ambiens Consultoria
     
Jurerê Internacional - Cases - Ambiens Consultoria   Jurerê Internacional - Cases - Ambiens Consultoria