Home » Clientes e Cases - Grupo RBS – Gestão Ambiental de eventos

CASE

Grupo RBS – Gestão Ambiental de eventos

Saiba mais sobre o projeto

A conscientização do Grupo RBS para as questões ambientais, tão emergentes na nossa sociedade, não é de hoje. A pelo menos cinco anos, o grupo desenvolve projetos de cunho sustentável e não obrigatório em parceria com a Ambiens Consultoria.

O evento anual, Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de musica do Brasil, já consolidou sua responsabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de ações como:

  • Neutralização das emissões de gases de efeito estufa do evento, através da certificação do Programa CarbonOK, da Ambiens Consultoria Ambiental. Mais de 4,5 mil arvores nativas já foram plantadas;
     
  • Reciclagem de resíduos gerados no evento, que além dos retornos ambientais, também rendeu resultados sociais. Em 2011, a viabilidade do projeto se desenvolveu através de uma parceria firmada entre Grupo RBS e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), um movimento social que há mais de dez anos organiza os catadores de materiais recicláveis do Brasil, com o objetivo de valorizar esta categoria. Somente neste ano, a implantação deste projeto, direcionou mais de 4,6 toneladas de resíduos para reciclagem, gerando uma renda aproximada de R$ 5.500,00 para os catadores.
     
  • Acessibilidade e Mobilidade Urbana: anualmente o Grupo RBS investe em alternativas para minimizar o principal impacto que o evento traria para o transito das redondezas. Estudos de trafego definem a logística do transito, que são organizados pela Policia Militar. Além disso, acessos especiais para portadores de deficiência foram planejados nos eventos, garantindo o conforto e melhor visualização dos shows por cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência física (membros inferiores).
     
  • Sistemas de comunicação foram produzidos para a educação ambiental dos planetários e colaboradores. Lixeiras de coleta seletiva foram identificadas com a descrição dos tipos de resíduos que são recicláveis e não recicláveis, recipientes especiais para a disposição de bitucas de cigarro foram espalhados pela área do evento e os espaços ocupados pelos catadores, para a triagem dos resíduos, receberam sinalização ambiental. Além disso work shops para treinamento da equipe de limpeza e lanchonetes das praças de alimentação, foram realizados para garantir a preservação do Planeta.
     

Em todos esses processos, o acompanhamento da Ambiens Consultoria foi um diferencial. A Gestão Ambiental comprometida, realizada por profissionais experientes e capacitados tende a gerar resultados mais efetivos aos investidores.
 

Grupo RBS - Cases - Ambiens Consultoria   Grupo RBS - Cases - Ambiens Consultoria
     
Grupo RBS - Cases - Ambiens Consultoria   Grupo RBS - Cases - Ambiens Consultoria