Home » Áreas de Atuação - Gestão Ambiental Portuária

Gestão Ambiental Portuária

 
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA
 
A Ambiens executa os serviços de apoio técnico nas atividades de gestão ambiental e execução dos programas de monitoramento ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA.
 
A condução deste projeto, além de levar em consideração, o atendimento aos dispositivos legais e demais matérias atinentes, está alicerçada em nossa missão de atender às necessidades de nosso clientes na busca de soluções em gestão ambiental de empreendimentos e atividades econômicas sempre considerando o bem-estar da sociedade e do meio ambiente e em nossa visão de ser reconhecida como a empresa que oferece aos seus clientes as melhores soluções em gestão ambiental.
 
Estas atividades de gestão ambiental e execução dos programas ambientais são exigências contempladas nas condicionantes da Licença Ambiental de Operação do Porto de Paranaguá, concedida pelo IBAMA em julho/2013.
 
Dentre as atividades exercidas pela Ambiens neste projeto, destacam-se a execução dos programas de gestão ambiental, auditoria ambiental, comunicação social, educação ambiental, gerenciamento das emissões atmosféricas, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, verificação e gerenciamento da água de lastro dos navios, monitoramento da qualidade das águas, sedimentos, biota aquática e atividade pesqueira.
 
Através da execução destes programas, as medidas preventivas, de controle e mitigadoras são postas em prática, fazendo com que a atividade portuária atinja um elevado grau de qualidade ambiental em sua área de influência.
 
Com a melhoria da qualidade ambiental da região portuária, a relação cidade-porto torna-se mais sustentável, reduzindo os conflitos existentes e trazendo qualidade de vida para a população.
 
O Porto de Paranaguá denominado Dom Pedro II possui uma área equivalente a 443,33km², têm caráter público,é o segundo maior porto brasileiro em movimentações de carga, situa-se em águas marítimas e na área urbana do município de Paranaguá, Estado do Paraná. O Porto concentra hoje a maior parte de sua operação em sistemas de exportação, principalmente nos corredores de exportação de soja.
 
Neste contexto, este projeto que contempla a prestação de consultoria e assessoria técnica para o desenvolvimento das atividades de gestão ambiental e execução dos programas de monitoramento ambiental da APPA é mais um grande desafio da Ambiens que pretende tornar-se líder neste segmento de mercado denominado de Gestão Ambiental Portuária.
 
A Gestão Ambiental Portuária requer de uma empresa que pretende se tornar líder de mercado, aspectos já experimentados pela Ambiens, tais como, equipe técnica multidisciplinar formada por Biólogos, Geógrafos, Oceanógrafos, Engenheiros Ambientais e de Segurança do Trabalho, Técnicos de Meio Ambiente, Advogados, Administradores, Bibliotecários, Pedagogos, Geólogos, Economistas, Arquitetos, equipamentos tecnológicos de apoio, sistemas informatizados de monitoramento, ferramentas de geoprocessamento e procedimentos operacionais padrões preestabelecidos.