Home » Notícias - Ambiens desenvolve Plano de Ação Emergencial - PAE para Indústria Têxtil

Notícias

Ambiens Desenvolve Plano De Ação Emergencial - Pae Para Indústria Têxtil

Trata-se de um novo produto desenvolvido pela AMBIENS, demonstrando seu compromisso com clientes dos mais variados setores.

O Plano de Ação Emergencial - PAE estabelece as diretrizes necessárias para atuação em situações emergenciais que tenham potencial para causar repercussões internas e externas.
Atualmente a Ambiens desenvolve este estudo para uma unidade industrial têxtil, localizada no município de Itajaí/SC, para o atendimento das condicionantes para o licenciamento ambiental da atividade.

O PAE apresenta os procedimentos de resposta às situações emergenciais que eventualmente possam vir a ocorrer, além de definir as atribuições e responsabilidades dos envolvidos, de forma a propiciar as condições necessárias para o pronto atendimento às emergências, por meio do desencadeamento de ações rápidas e seguras.

Para que os objetivos do PAE possam ser alcançados são estabelecidos os seguintes pressupostos:

Definição das atribuições e responsabilidades;
Identificação dos perigos que possam resultar em acidentes (hipóteses acidentais);
Preservação do patrimônio da empresa, da continuidade operacional e da integridade física de pessoas;
Treinamento de pessoal habilitado para operar os equipamentos necessários ao controle das emergências;
Minimização das consequências e impactos associados;
Estabelecimento das diretrizes básicas, necessárias para atuações emergenciais;
Disponibilização de recursos para o controle das emergências.

Este produto inédito, amplia a área de atuação da AMBIENS, e vem ao encontro de nossa Missão: "Atender às necessidades de nossos clientes na busca de soluções em gestão ambiental de empreendimentos e atividades econômicas sempre considerando o bem-estar da sociedade e do meio-ambiente."

Ressalta-se que este produto possui uma gama de aplicabilidade nos mais diversos setores tais como empreendimentos náuticos, portuários, imobiliários, turísticos, gerenciamento de obras, mineração, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos. O Plano de Ação Emergencial é uma ferramenta importante e eficaz, trazendo medidas preventivas e de segurança para esses ramos de atividades, visando o menor impacto ambiental, em casos de situações de anormalidades de funcionamento.

 

Texto do Eng. Ambiental Luiz Alexandre G. Colin Filho, Analista Ambiental da Ambiens Consultoria.


Ambiens Consultoria

Ambiens Consultoria

Ambiens Consultoria